Projeto do Plano de Mobilidade Urbana foi tema de reunião na Câmara

Comissão de Mobilidade Urbana recebeu funcionários da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano
Projeto do Plano de Mobilidade Urbana foi tema de reunião na Câmara

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20 de abril, reunião da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, cujo tema discutido foi o projeto de lei complementar 20/2022 instituindo o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto — PLANMOB/RP 2022, que tramita no legislativo.

O presidente da comissão, vereador Marcos Papa, conduziu a reunião que contou com a participação do vereador Ramon Todas as Vozes (Psol), membro da comissão, e com a diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Hellem de Freitas Miranda, e o chefe de gerenciamento de contratos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Uma apresentação do projeto foi realizada pela diretora, que explicou as ações que serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

O índice de mortalidade causada por acidente de trânsito no município está muito acima da média nacional que é 16 por mil habitantes, ficando Ribeirão com 25/1000, considerada uma situação crítica.

O projeto tem como objetivo de reduzir os impactos ambientais gerados pelo sistema de mobilidade urbana, em particular a minimização de poluentes veiculares por meio de ações que priorizem o combate à mudança do clima e à poluição do ar.

Entre as ações previstas está o “ruas seguras” que engloba qualificar 25% das ruas do município, ampliar a qualidade do espaço público, e zerar as mortes no trânsito. A cidade ciclável, uso racional do carro, confiabilidade e conforto no transporte coletivo, monitoramento da mobilidade urbana, transporte de cargas em harmonia com as atividades urbanas, são metas que fazem parte do projeto.

O vereador Marcos Papa lembrou aos presentes que o projeto poderá receber emendas até o dia 29 de abril, e qualquer munícipe poderá encaminhar as sugestões de emenda para os membros da comissão, Marcos Papa, Ramon Todas as Vozes e Zerbinato (PSB). E finalizou mostrando a importância da mobilidade urbana no município “A cidade fica mais humana, mais acessível para todo mundo”.

Para conhecer o projeto na íntegra é só acessar:

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)